Confira algumas lições do livro A Única Coisa- Gary Keller (com mapa mental para download)

A ÚNICA COISA

a-unica-coisa

Trouxemos algumas lições sobre o Livro a Única Coisa de Gary Keller, mas antes veja se você se enquadra nessas situações:

 

Você também anda ocupado, sem tempo para nada, angustiado achando que o dia deveria ter mais horas, e talvez ainda faltaria tempo para cumprir suas tarefas ou até mesmo com algumas metas e objetivos que não saem do papel, então esse artigo é para você.

 

Seja bem vindo a Desenvolvemente!!

Se você persegue dois coelhos ao mesmo tempo… não pegara nenhum dos dois.

Provérbio Russo.

 

E assim começa o livro A única coisa de Gary Keller, um livro que proporcionou a mim uma visão de mundo diferente da qual eu estava acostumado a ouvir, principalmente quando o assunto é disciplina e foco. 

 

Um livro que segundo o Google, 92% das pessoas gostaram de ler.

 

Se você está lendo este artigo agora é porque um dos hábitos que eu escolhi para o meu negócio digital é ler e fazer alguns resumos dos livros que eu acredito que possam ter um impacto positivo em minha vida, e compartilhá-los, assim, quem sabe eles possam ter um impacto na vida de quem estiver lendo isso agora.  =)

 

Logo no começo, o autor remete a uma sacada:

 

“Viva como um selo postal cole-se num único objetivo até alcançá-lo”

 

Fiz questão de colocar essa frase, pois, inúmeras vezes eu comecei algo e desisti, o problema da falta de persistência é que nunca passamos de iniciantes, nos tornamos pessoas que estão sempre tentando, apenas tentando, apenas começando, e é fato que para construir algo exige tempo e dedicação.

 

No diálogo a seguir o autor  demonstra que através dele encontrou uma sabedoria  que versa a respeito do assunto do qual tratamos. Veja:

Curly: Sabe qual é o segredo da vida?

Mitch: Não. Qual é?

Curly: Isto [ele mostra um dedo]

Mitch: Seu dedo?

Curly: Uma coisa. Uma única coisa. Concentre-se nisso, e o resto não vale mais nada.

Mitch: Que ótimo, mas que “única coisa é essa?

Curly: Isso é o que você precisa descobrir.

–> Para quem ficou curioso o diálogo é do filme Amigos, sempre amigos. <–

Bem, pode-se dizer que realmente o diálogo é repleto de sabedoria, afinal, estamos vivendo em uma época onde a versatilidade é vista como algo bom, mas se formos analisar quantas coisas nós somos apenas bons, isto é, não temos nos especializado em nada, e sabemos um pouco de cada coisa, e isso é não saber nada ou saber mais ou menos o que não é suficiente para se destacar em algo. 

 

Isso acaba nos levando a uma falta de foco, e dispersando energia com coisas que na maioria das vezes não nos levarão a lugar algum. 

 

Segundo o autor, uma única coisa é o melhor caminho para você conseguir o que quer.

Qual é a única coisa que você pode fazer esta semana de modo a tornar o restante mais fácil ou desnecessário?

 

O autor chega a essa pergunta em sessões de coaching onde recapitulava os combinados feitos durante a sessão, e alguns até faziam as tarefa, no entanto não a mais importante, depois de estipular uma única coisa para tornar as outras irrelevantes.

RESULTADO:

 

O autor menciona que quando obtivera grande sucesso, ele havia focado sua concentração em uma única coisa, assim chegou a conclusão de…

Ser mais simples.

Porque, se temos as mesmas horas por dia, algumas pessoas conseguem prosperar mais do que as outras?

 

Essas pessoas focam no que é mais simples. Ser simples é ignorar o que você poderia fazer, preocupando-se com aquilo que você deve fazer.

 

Nem todas as coisas tem a mesma importância.

 

Resultados extraordinários são determinados por quão específico você pode tornar o seu foco.

 

Se temos quantia limitada de tempo, ao espalhar nossa energia acabamos dispersos demais, sendo assim, segundo o autor, devemos fazer menos coisas para obter mais efeito.

 

Deixando tudo da forma mais simples possível, focando em uma única coisa, essa coisa tem um propósito: nos levar direto ao nosso objetivo.

EFEITO DOMINÓ

efeito-domino

Quando uma única coisa, coisa certa, é posta em movimento, pode tombar muitas outras.

Em 2001, um físico do San Francisco’s Explotatorium reproduziu o experimento de Whintehead, criando oito dominós de compensado, cada qual 50% maior que o anterior.

 

O primeiro tinha apenas 5 centímetros; o último 1 metro de altura. A queda começou com um toque gentil e terminou rapidamente.

 

A ideia é exatamente essa, escolher a coisa certa e depois a outra coisa certa e assim por diante fazendo um efeito dominó.

 

Quando se vê alguém muito bom em algo é porque o sucesso dessa pessoa foi construído com o tempo, isto é, o sucesso é sequencial. Uma única coisa por vez.

 

No entanto, conforme o autor menciona, a vida não nos mostra claramente o que devemos fazer, ou “comece por aqui” como vimos no diálogo, cabe a nós descobrirmos.

 

Mas a partir do momento em que encontramos algo que possamos fazer, que seja simples e eficaz, as outras coisas vão sendo feitas automaticamente, veremos mais a frente? 

O sucesso deixa pistas. detective-152085_640-300x300

Segundo Gary Keller, grandes empresas são geralmente conhecidas pelas sua única coisa, um produto ou serviço que seja mais conhecido ou que lhe rendem mais dinheiro.

 

Exemplos do livro:

KFC —> Única receita secreta de frango;

Intel —> Microprocessadores;

Starbucks—> Café;

Google—> pesquisa;

Star Wars—> tem um ponto interessante no momento que o livro foi escrito a receita dos brinquedos tinha ultrapassado a receita dos filmes. No entanto os filmes tornam a venda brinquedos possíveis, portanto, os filmes são a única coisa.

06 mentiras que nos separam do sucesso:

1. Tudo importa igualmente.

A medida que os anos vão passando nos tornamos cada vez mais atarefados, vivemos atrasados e sem tempo. 

Alguém se identifica? 

A partir do momento em que nos tornamos adultos somos responsáveis por nossas escolhas, pelo menos em tese, mas se somos responsáveis por nossas escolhas como identificar o que priorizar, como fazer escolhas boas? 

Segundo Gary Keller, empreendedores agem de forma diferente, focando, tendo olhos para aquilo que é essencial, e fazem mais cedo o que outros planejam fazer mais tarde e adiam. 

Empreendedores sempre trabalham a partir de um senso claro de prioridade. [se você sentiu isso como um soco na sua cara, bem vindo ao clube] 

O código desvendado para transformar uma lista de tarefas numa lista de sucesso.

Se você já anda lendo alguns livros sobre autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, já deve ter se deparado com o termo “Lei de Pareto”.

Sem mais delongas o segredo segundo o livro é esse. 

Um resumo rápido: 

No século XIX,  Vilfredo Pareto, escrevera um modelo matemático para distribuição de proventos na Itália o qual afirmava que 80% da terra eram propriedade de 20% das pessoas. A riqueza não se distribuia igualmente.

Richard Koch, no livro “80/20 Principle”, afirma que as menores aulas e os menores investimentos ou esforços geralmente levam aos maiores resultados, aos rendimentos mais expressivos ou às mais valiosas recompensas”. 

O investimento correto cria a maioria dos rendimentos e o esforço seleto cria quase todas as recompensas. 

Partindo pela ótica do livro para que possamos atingir algum tipo de sucesso em nossa trajetória devemos nos empenhar para encontrar nossas verdadeiras prioridades, isto é, as coisas que nós devemos fazer, focarmos nelas de forma que isso acarrete em um efeito dominó, sendo assim, ao estabelecermos prioridades (20%) outros (80%) se tornam desnecessários. 

Na prática, pode-se ressaltar a importância das delegações, se você é o dono do seu negócio, o seu foco talvez,  deva ser aumentar lucros, diminuir gastos, fechar parcerias, criar e expandir. 

Outras tarefas que são importantes, mas que não precise da sua atuação direta deve ser delegada. Coisas como ir ao banco pagar contas, atender pessoas, reuniões que podem ser apenas um e-mail, gerenciar mídias entre outras coisas que não o levem ao seu objetivo.  

Segundo Pareto, a maioria do que você quer chegará graças a minoria que você faz.  

Veja a experiência do autor com o Princípio de Pareto:

O princípio de 80/20 tornou-se uma das mais importantes regras para o sucesso da minha carreira. (…) Algumas poucas ideias me deram boa parte de meus resultados. Alguns clientes eram muito mais valiosos que outros; e um punhado de investimentos colocou as maiores somas em meus bolsos. (…) Finalmente parei de pensar e comecei aplicá-lo como o princípio absoluto do sucesso que ele é, e não apenas na minha vida, mas também no meu trabalho com os outros. E os resultados foram extraordinários. 

Em outra parte do livro, ele conta que se reuniu com alguns executivos e eles tiveram cem idéias para crescerem e tornarem seus negócios mais conhecido, entre as cem idéias, escolheram uma: a de Gary Keller . Escrever um livro de como se tornar uma executivo de sucesso, e isso gerou outros livros com mais de 1 milhão de cópias e mudou todo o jogo.

Gary Keller ainda sugere que apliquemos a Lei de Pareto ao extremo, extraindo os 20% dos 20%, fazendo uma lista grande até encontrar a Única coisa. 

Eu achei uma tarefa válida. E você?

Multitarefas

business4-300x300

“ Fazer duas coisas ao mesmo tempo é não fazer nenhuma delas”

Publilius Syrus 

Esse tópico é aberto com a seguinte pergunta: 

“Se fazer a coisa mais importante é o mais importante, por que você tentaria fazer qualquer outra coisa ao mesmo tempo? “

Segundo Gary Keller, quando você tenta fazer duas coisas ao mesmo tempo, ou não dá conta ou faz ambas mal.  

E segundo Steve Uzzel: Fazer muita coisa ao mesmo tempo é meramente a oportunidade de estragar mais uma coisa ao mesmo tempo. 

A questão não é somente se é possível focar e fazer mais uma coisa ao mesmo tempo. Isso pode até ser possível. Fazer todas elas de forma bem feita? Bem difícil.

Mas a chave do pensamento é: se temos um objetivo por que não nos livrarmos de outras tarefas que não nos levarão ao encontro dele, e utilizarmos essa energia e o tempo desperdiçados nelas e canalizá-las em nosso objetivo. 

Isso é uma otimização de tempo e energia. Já vimos que o sucesso é sequencial. Portanto, ao utilizarmos a energia e o tempo canalizados em um único objetivo, chegaremos mais rápido a ele  abrindo espaço para um novo objetivo. 

3. Uma vida disciplinada

Sempre ouvi que deveria ser disciplinado para ter sucesso em alguma coisa, e ainda acredito nisso, no entanto, o que pregam por ai é algo como se a disciplina fosse algo ruim ou difícil.

Quantas vezes você já furou dieta, não conseguiu estudar em um dia, ou não está produtivo, e logo se sente a pessoa mais errada da terra e ainda por cima, um post no Instagram diz que você deve ser ultra-disciplinado, caso contrário, não alcançará nada na vida. A questão é: quem fala para você ser ultra-disciplinado é realmente assim? Eu, particularmente, duvido. 

Conheço pessoas que são famosas por serem disciplinadas, mas que exerceram aquele fanatismo por tempo determinado (6 meses, 1 ano) e depois abandonam a maratona e voltam a estaca zero. 

Fazem dietas restritas e malucas a ponto de se privarem de tudo e todos, alcançam o objetivo rápido, e voltam ao peso anterior mais rápido ainda. 

Ao invés de começarem uma reeducação alimentar e progredirem aos poucos.

 Conhece alguém assim? 

Confesso que eu já fui muito assim. Tanto com estudo, negócios, alimentação, e mesmo sabendo que isso estava dando errado, persistia, afinal acreditava que sem disciplina sofrida não se conquista nada. 

É uma interpretação equivocada que temos da disciplina. Acredito que ela seja essencial, mas é como o autor ensina, canalizar a energia da disciplina até que ela se torne um hábito. 

E é exatamente essa idéia que o autor expõe no livro. Veja:

“O sucesso é, na verdade, uma corrida de curta distância, um tiro alimentado pela disciplina apenas o tempo suficiente para que o hábito entre na jogada e tome o controle”

Entre me esforçar além da conta por um curto período, acredito ser mais vantagem, direcionar a minha energia com o objetivo de transformar a minha ação em um sistema, que se torne um hábito e, consequentemente, perdure a vida toda. 

Ter aprendido isso tem se mostrado no mínimo libertador. 

Resumindo, devemos trabalhar regularmente em algo, para que isso futuramente trabalhe regularmente por nós. 

Como? 

Se mantendo em ação por certo tempo até que se torne uma ação rotineira, ou seja, um hábito. 

Afirma Gary Keller: 

Quando você se disciplina, está na verdade treinando para agir de um modo específico. Mantenha essa ação por certo tempo, e ela se tornará rotineira – em outras palavras, um hábito. Então, quando você vê pessoas que parecem disciplinadas, o que está vendo, na verdade, são pessoas que treinaram um punhado de hábitos em suas vidas.  Isso faz com que pareçam disciplinadas, quando, na verdade não são. Ninguém é. 

“O sucesso se trata apenas de fazer a coisa certa, não de fazer tudo certo”

Michael Phelps

Michael-Phelps-

Segundo o livro,  o nadador,  foi diagnosticado com TDAH, (déficit de atenção com hiperatividade), enquanto criança. Uma professora  afirmou que Michael Phelps não tinha talento e nunca seria capaz de focar em nada, porém, o que vemos é uma coisa totalmente diferente. 

Nessa versão do livro,  Michael Phelps, ganhou 6 medalhas de ouro, 2 de bronze em Atenas, 8 em Pequim, e em 2012 sua contagem de medalhas foi para 22, se tornando o atleta mais condecorado de todos os esportes. 

O segredo? Disciplina selecionada. 

Michael Phelps treinou 365 dias por ano, e entendeu que treinando aos domingos ganharia 52 dias, passava até 6 horas na piscina todo dia. 

Então, se disciplinar a praticar uma determinada ação correta, canalizando a energia correta, por um tempo determinado é, sem dúvida, um plus  para nos levar onde nós queremos chegar. Concorda com isso? 

Quanto tempo?

Regra master dos 66 dias

Ultimamente, andam dizendo por ai que se leva apenas 21 dias para criar um hábito, acredito que para algumas pessoas isso pode ser verdade, mas estudos tem mostrado um número diferente. 

Estudo dos 66 dias:

Pesquisadores da University College de Londres em 2009, procuravam descobrir o momento em que um novo comportamento se  torna automático. O resultado variou entre 18 e 154 dias, sendo 66  dias um ponto-chave.

E mais, em outro estudo, os pesquisadores Megan Oaten e Ken Cheng descobriram evidências de outros efeitos positivos em quem obteve sucesso com um hábito.  

Exemplo: menos estresse, menos consumo impulsivo, melhores hábitos alimentares, menor consumo de álcool, tabaco e cafeína, menos horas assistindo à TV e até menos louça suja.

03 idéias sobre esse capítulo:

  1. Seja uma pessoa de hábitos poderosos e use a disciplina selecionada para desenvolvê-los. 
  2. Construa um hábito por vez.
  3. Dê a cada hábito o tempo suficiente para ele se estabelecer. 

Cabe aqui um conceito que eu aprendi com o Alex Vargas (você deve conhecê-lo pelo treinamento para negócios dele que nós recomendamos aqui no blog também.) 

Ele fala a respeito de imersão, que nada mais é do que quando você quer fazer algo você pode dividir isso em três partes.

  1. Parte teórica, onde você estuda tudo a respeito daquilo que você quer fazer. 
  2. Por em prática
  3. Análise do que funciona e o que não funciona. 

4. Força de vontade

O poder da prorrogação e a vida. 

No fim dos anos 1960, início dos 70,  quinhentas crianças foram levadas ao teste do Marshmallow, para observar a força de vontade. 

O teste basicamente funcionava assim:

Ofereciam as crianças, um pretzel, um biscoito e um marshmellow, o pesquisador saia da sala e dizia que se as crianças pudessem esperar 15 minutos ganhariam uma segunda guloseima. As crianças aguentavam em média três minutos. 

Apenas três a cada dez crianças conseguiram prorrogar sua gratificação. 

Com o passar dos anos, notou-se que aquelas que haviam sido bem sucedidas em esperar pela segunda guloseima pareciam estar se saindo muito melhor.

Concluiu-se que a habilidade de prorrogar a satisfação, foi um grande indicativo de sucesso futuro como melhores resultados acadêmicos, maior autoestima e melhor manejo do estresse, por exemplo. 

Alimentação x força de vontade

O cérebro equivale a 1/50 de nossa massa corporal, e consome 1/5 das calorias que queimamos para obter energia. 

Em 2007, em algumas pesquisas sobre o impacto da nutrição na força de vontade, passando tarefas que envolviam ou não força de vontade medindo os níveis de açúcar no sangue após as tarefas. 

Resultado: as que exerceram força de vontade apresentaram uma queda nos níveis de glicose na corrente sanguínea. 

Posteriormente, mostraram a performance dos grupos que em seguida já faziam outra. Deram uma limonada com açúcar e outra com sucralose, estes cometeram o dobro de erros. 

Concluíram, portanto, que a força de vontade é um músculo mental que não volta à forma rapidamente. 

Sendo assim devemos alimentar nosso cérebro com alimentos que elevam o nível de açúcar de forma equilibrada por longos períodos., para que a força de vontade seja renovada. 

Sacada:

Faça a sua única coisa quando a força de vontade estiver no máximo. 

Uma vida equilibrada

O autor bate no ponto contra uma vida equilibrada sob o argumento de que na verdade devemos buscar uma vida com propósito, sentido e significado, estes três seriam a base da construção de uma vida de sucesso. 

Ainda, afirma o autor que desejar o equilíbrio é atraente, pelo fato de que isso dará a impressão de que teremos tempo para tudo, e assim seremos tranquilos. 

O ponto de estarmos em equilíbrio é na verdade estarmos no centro, e nesse centro no distanciamos dos polos, portanto, sendo incapazes de nos comprometer com algo. E a mágica acontece nos extremos. 

Não podemos negociar com o tempo, sendo assim o autor sugere trocar a palavra “equilibrado” por “balanceado”. 

O resultado extraordinário depende de escolhermos o que mais importa e dedicar todo o tempo necessário, ficando ausente do equilíbrio em relação a outras coisas, com apenas o balanço eventual para atendê-las. 

Aqui algumas sacadas do autor: 

Na vida pessoal: 

1) Estar consciente de suas ações é essencial, estar ciente de seu espírito e de seu corpo, ciente de sua família e seus amigos, ciente de suas necessidades pessoais; nada disso pode ser sacrificado, se você pretende ter uma vida balanceada.

2) Jamais esquecer sua vida pessoal por causa do trabalho, nem trocar um por outro. É possível alternar rapidamente entre ambos e até combinar atividades em torno deles. Sem negligenciar um ou outro. 

Na vida profissional:

Buscar dedicar mais tempo a cada uma das oscilações, reconhecendo que para alcançar resultados extraordinários pode requerer que fique fora de equilíbrio por longos períodos. Isso permite que você foque no que mais importa. 

Objetivos grandes não são ruins.

Se você teme o grande sucesso, vai evitá-lo ou saborear os seus esforços para alcançá-lo.

Não necessariamente pensar grande é ruim, as coisas precisam andar juntas, muitas vezes acreditamos que almejar algo grande é trabalhoso, cansativo, ou até mesmo que nunca daremos conta de cuidar de algo grandioso. 

Para o autor, ficar onde estamos não é prudente, e sim o oposto, pois, uma vez que o pensar pequeno toma conta, o pensamento grandioso nunca tem chance. 

Sobre alguém que pensou grande: 

“Sabeer Bhaita chegou à América com apenas US$ 250 no bolso, mas não estava sozinho. Saber chegou com grandes planos e a crença de que poderia construir um negócio mais rapidamente do que se fizera na história. E foi o que ele fez. Criou o Hotmail. (…) a microsoft comprou o serviço por 400 milhões de dólares.  De acordo com seu mentor, Farouk Arjani, o sucesso de  Sabeer foi diretamente relacionado com sua habilidade de pensar grande.” 

Palavras do mentor:

“O que destacava Sabeer dentre outras centenas de empreendedores que conheci era o tamanho gigantesco do sonho dele. Mesmo antes de ter um produto, antes de ter dinheiro em mãos, ele já estava completamente convencido de que iria construir uma grande empresa que valeria centenas de milhões de dólares. Tinha uma convicção inexorável de que não se constrói uma empresa comum no vale do Silício. Com o tempo, eu compreendi: Caramba, ele ia acabar conseguindo”. 

Em 2011, o Hotmail foi listado entre os provedores de e-mail de maior sucesso no mundo, com mais de 360 milhões de usuários ativos. 

Pensar grande é fundamental para ter sucesso:

Ensina o livro que sucesso requer atitude, e atitude requer pensamento, e as únicas ações que se tornam trampolins para o sucesso são aquelas suscitadas por pensar grande, e pensar grande leva a resultados extraordinários. 

 ideias de livro para nos ajudar: 

1. Pense grande

Estipule um objetivo maior do qual você quer, e construirá um plano que praticamente garante o objetivo inicial. 

2. Não tenha medo do fracasso. 

Adote um modo de pensar crescente, resultados são construídos em cima de fracassos também. 

3. Seja ousado

Ter atitude, e caso ainda não possa imaginar estude pessoas que já alcançaram aquilo que você quer. 

PS: Tem um artigo falando sobre isso aqui no blog. Modelagem.

Vivendo com produtividade

Se todos nós temos a mesma quantidade de tempo, e tempo é dinheiro podemos dizer que como utilizamos nosso tempo determinará o quanto ganharemos. Sendo assim, conforme o autor ensina, as pessoas mais bem-sucedidas são as mais produtivas. 

No entanto, fazendo sua prioridade top, sua Única Coisa.

Dividindo as horas com blocos de tempo: 

Os blocos de tempo são uma garantia de que seja feito, aquilo que precisa ser feito. 

Aqui na desenvolvemente tem um artigo falando a respeito da técnica pomodoro, mas vou me ater ao livro. 

Divida seu bloco de tempo de modo que tenha tempo necessário para cumprir a sua Única Coisa, ela deve ter o tempo que merece. 

Pergunta chave: “Hoje, qual é a única coisa de modo que, ao fazê-la, o restante se torna desnecessário?”. 

Diariamente, grandes vendedores fecham negócios, programadores programam, artistas pintam. 

O autor, recomenda blocos de 4 horas diárias, no mínimo. 

Stephen King

Segundo o livro, Stephen King, escreve 4 horas diárias, e muita gente diz: ah, mas para ele é fácil, afinal é Stephen King, porém, o autor questiona: ele consegue fazer isso por ser o Stephen King ou ele é o Stephen King porque faz isso?  [mais um soco na cara, né?] 

03 compromissos para o bloco de tempo

  1. Adotar mentalidade de alguém que busca a maestria. 

Maestria é tornar-se o melhor possível para alcançar resultados extraordinários, aceitando o esforço que isso representa. 

2. Procurar constantemente as melhores maneiras de fazer as suas coisas. 

Evitar esforçar-se demais naquilo que não trará resultados que você almeja. Qual é o sentido de nos esforçarmos em coisas que não nos levam a nada. Tudo bem algumas coisas são programadas em nosso inconsciente, porém, direcionar esforços devem ter uma atenção especial, e procurarmos focar naquilo que dará resultado conforme você se esforça. 

3. Ocupar-se em tudo que pode para alcançar a sua única coisa. 

Viver conforme esse compromisso e assim tendo a chance de vivenciar o extraordinário. 

PLANO DIÁRIO PRODUTIVO

  1. Medite e ore pela energia espiritual
  2. Alimente-se bem, pratique exercícios e durma o suficiente pela energia física
  3. Abrace, beije a quem você ama , e ria com ele, pela energia emocional
  4. Estabeleça objetivos e use o calendário pela energia mental
  5. Separe um bloco de tempo para sua Única coisa, pela energia dos negócios. 

CONCLUSÃO

Posso dizer que esse livro vem mudando minha vida, pretendo lê-lo mais de uma vez. Ao lê-lo percebi dezenas de coisas que estavam fora de lugar em minha vida, principalmente os excessos, identifiquei onde minha energia estava sendo desperdiçada e por incrível que pareça voltei a dormir bem e vi algo em minha produtividade que nunca havia visto em mim antes. No livro existe muito mais conteúdo, então eu recomendo fortemente que você o leia e tire proveito de um conteúdo extraordinário. 

Mapa Mental (Clique no mapa para ampliá-lo)

A_única_coisa-_Gary_Keller-300x220

Clique aqui para fazer o download do Mapa Mental

2 comentários em “Confira algumas lições do livro A Única Coisa- Gary Keller (com mapa mental para download)

    • Desenvolvemente Responder

      Muito obrigado pelo feedback, Letícia. Saber que conteúdo teve um impacto positivo em sua vida nos dá um sentimento de gratidão imenso. Obrigado por gastar seu tempo conosco. Tenha um excelente domingo e uma excelente semana. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *