Modelagem: a arte de reproduzir a excelência.

Seja muito bem-vindo a Desenvolvemente e o tema de hoje é: modelagem.

Já ouviu falar?

Se você é daqueles que se envolve com um personagem em um série a ponto de imitá-lo você nem faz ideia do poder que há em suas mãos para dar um salto em sua vida. Duvida?

Você pode até duvidar do que eu digo e eu acho bacana essa parte do ceticismo, pois é ela quem nos impede de cair em falácias e golpes o tempo inteiro.

Mas facilmente você acreditará em quem são máquinas de entregar resultados como Anthony Robbins e Paulo vieira.

Primeiramente precisamos saber o seguinte:

O que é PNL?

Antes de se falar em modelagem acredito que valha um conceito rápido trazido pelo livro PNL- A Nova Tecnologia do Sucesso.

Imagem relacionada

O conceito extraído do livro é:

PNL é o estudo da excelência humana. PNL é a capacidade de dar o melhor de si mesmo com mais frequência. PNL é o método prático e eficaz para realizar uma mudança pessoal. PNL é a nova tecnologia de sucesso. PNL é a sigla para a Programação neurolinguística.

O que é modelagem?

Seguindo o raciocínio do que o livro traz para entender o que é modelagem é valido entender como essa prática começou.

Conforme expõe o livro até os anos 50, a maioria das pessoas achava que esquiar era uma questão de principalmente talento natural.

No entanto algo aconteceu e  mudou totalmente essa maneira de pensar. Segundo observações de Edward T. Hall, autor de The Silent Language, foram feitos filmes de 16 mm em preto de branco de vários esquiadores experientes nos Alpes.

Os pesquisadores estudaram os filmes quadro a quadro e dividiram os suaves movimentos dos esquiadores, movimentos chamados “isolados” .

Descoberta! 

Os esquiadores usavam os mesmos movimentos isolados, embora em estilos diferentes, e mais ao ensinarem esse movimentos ao esquiadores novatos, o desempenho melhorava imediatamente.

Conceito de modelagem por Paulo Vieira:

Segundo Paulo Vieira, em O Poder e a Alta Performance  a modelagem envolve a observação e o mapeamento dos processos bem-sucedidos que formam a base para um desempenho extraordinário, ou seja, compreender a matriz de pessoas de sucesso para podermos reproduzir as partes eu funcionam da matriz delas, assim geraremos resultados muito parecidos com os delas.

Basicamente a técnica consiste em analisar padrões, crenças, comportamento, postura de pessoas que atingiram aquilo que você quer atingir.

Exemplo: se você quer empreender na internet você pode mapear autoridades que geram resultados fenomenais como: Bruno Pinheiro, Alex Vargas, Conrado Adolpho, Érico Rocha. 

Importante analisar não apenas olhar, mas estudar essas pessoas.

No Livro Poder Sem Limites de Anthony Robbins, na página 82, o autor conta a respeito de uma experiência que teve com a técnica.

Vou resumi-la para não ficar cansativo.

Anthony Robbins foi apresentado a um general dizendo que poderia encurtar e melhorar qualquer programa de treinamento e cortar o tempo pela metade. Após um treinamento em PNL o autor fora contratado para que ensinasse soldados a modelar com eficácia, sendo que só seria pago se obtivesse os resultados prometidos.

Enfim, junto com a equipe de modelagem, ele descobriu as crenças-chave dos melhores atiradores do mundo compartilham, e comparou-as com as dos soldados que não atiravam com eficiência.

Após descobrir as crenças, descobriu a sintaxe mental comum e as estratégias dos melhores atiradores e as copiou, a fim de poder ensiná-las para um atirador iniciante.

Resultado

Após um curso de um dia e meio os solados foram testados e 100% (cem por cento) dos soldados foram qualificados.

 O que fazer com a modelagem?

Podemos dizer que modelagem é replicar o comportamento ou mindset de alguém e assim agir conforme a pessoa para que alcançarmos resultados semelhante aos dela. Concorda?

  1. Modelar alguém que tenha um mindset saudável
  2. Modelar alguém que fale bem em público
  3. Modelar alguém que goste de estudar e se de bem em provas
  4. Modelar o estilo de treino e alimentação de alguém que tenha o corpo que você almeja
  5. Modelar alguém que venda bem
  6. Modelar alguém que se vista bem
  7. Modelar alguém que seja confiante

Enfim vai da necessidade de cada um decidir o que fazer com ela.

Como fazer modelagem – estudo de caso.

Melhor do que dizer o passo a passo é demonstrar alguém que já teve resultados como o coach Paulo Vieira conta em seu livro quando fora contratado para ministrar uma palestra sobre vendas. Veja:

“ Busquei os vídeos das mais renomadas empresas de treinamento em vendas, seus livros e manuais.  Lembro que naqueles quinze dias, assisti mais de oito vezes aqueles vídeos de oito horas de duração cada, e ainda li os livros e decorei os manuais.  Ampliei minha modelagem e fui buscar também a retórica de um pastos que eu admirava muito. (…) Comecei o treinamento e, ao falar, percebi que os gestos, a entonação e a postura não eram apenas meus, e sim daqueles gênios das vendas que pude modelar.” 

A modelagem exige que você tenha humildade de aprender e ser capaz de reconhecer que existem pessoas à sua frente em algum aspecto que você queira muito evoluir.

5 Passos simples para aplicar a modelagem. 

1. Defina um objetivo ou algo que você queira mudar

2. Escolha algumas pessoas que você admira e já chegaram aonde você quer.

3 .Estude o comportamento delas (Siga no insta, assine o canal, por exemplo)

4. Preste atenção nos detalhes como ela pensam, andam, falam.

5. Replique a ponto de tentar enxergar o mundo da maneira como ela vê.

INFOGRÁFICO

 Baixe o infográfico para levá-lo com você clicando aqui

Conclusão

Acredito que o conceito de PNL em que se trata do estudo da excelência humana se encaixe perfeitamente no mesmo conceito de modelagem, com o plus de replicar essa excelência para que qualquer pessoa atinja ou tenha pelo menos a direção do “como” fazer, chegar ou mudar algo que gostaria através do mapeamento de pessoas que já chegaram lá.  Eu espero de fato que essa técnica possa te ajudar a conquistar algo que você queira muito.

E você já utilizou ou teve alguma experiência com essa técnica? Conte aqui nos comentários. 

Agradecemos a sua visita! E vamos evoluir juntos. =) até logo.

BIBLIOGRAFIA

O Poder e A Alta Performance- Paulo Vieira 

Poder Sem Limites – Anthony Robbins

Pnl A Nova Tecnologia do Sucesso- Steve Faulkner, Charles Andreas

 

Espero que tenham gostado e eu vou ficando por aqui. 

Assinando nossa lista você recebe em primeira mão nossos conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *