Produtividade: 5 Sacadas simples para aumentar a sua produtividade no dia a dia.

Você também tem dificuldade em  manter a sua  produtividade com o excesso de informação que recebe constantemente? Se sim, veja as dicas simples e poderosas que separamos para você, que poderão te ajudar.

Antes de mais nada seja bem vindo (a) a Desenvolvemente.

Produtividade-300x300

Informação é bom, mas quando demasiada gera uma coisa chamada: overload de informação..

Se existe uma coisa que pode comprometer seu foco, sua produtividade e, consequentemente, seus resultados essa coisa é: distração.

Já falamos em outro post a respeito da técnica Pomodoro para você turbinar seu foco e sua produtividade.

Hoje trouxemos mais sugestões para que você consiga manter ou aumentar  a sua produtividade em 05 simples passos, veja:

A ideia é simplificar. 

Josh Kaufman em seu livro “Manual do CEO”  cita John T. Reed, especialista em investimentos imobiliários  e autor de Succeeding, com o seguinte ensinamento:

” Quando você começa a estudar uma área, parece que precisa memorizar um zilhão de coisas. Não é verdade. O que você precisa é identificar os princípios essenciais – geralmente de três a doze deles – da área. Os milhões de coisas que achou que precisaria memorizar são simplesmente várias combinações dos princípios essenciais” (Pág 328-329 versão epub).

Desses princípios se extrai o seguinte:  se alguém tenta complicar mais do que realmente é, provavelmente, quer te vender algo que você não precisa.

Sabendo disso nós separamos 05 dicas facilmente utilizáveis para você aumentar a sua produtividade e como consequência seu foco.

O que é produzir?

Antes de falarmos de técnicas de produtividade é necessário e relevante  entendermos o que é produzir.

O conceito que  acreditamos ser coerente foi retirado do livro “Produtividade Para Quem Quer Tempo” – Geronimo Theml que diz:

“Produzir é você fazer o que é necessário na direção da realização dos seus sonhos rumo a completar os quatro elementos essenciais da felicidade. O resto é se ocupar.” (pág. 59).

Os pilares da felicidade segundo o Geronimo Theml são:

  1. Realização pessoal
  2. Realização profissional
  3. Realização financeira
  4. Equilíbrio

Você pode conhecer mais sobre o Geronimo Theml no site dele clicando aqui

1. Planeje seu dia na noite anterior106903-ONCZPN-850-300x300

Ter uma ideia das atividades que serão necessárias no outro dia é o ponto de partida para turbinar sua produtividade. Experiência própria.

Separe as suas principais tarefas no dia anterior para que seu cérebro possa já se programar com aquilo que deve ser feito no outro dia.

2. Cumpra a tarefa mais importante primeiro

importante-300x80

Isso não é uma regra, mas a vantagem de cumprir a tarefa mais difícil primeiro, gera uma enorme satisfação para que você termine as outras. Isso pode ser relacionado ao gatilho mental do contraste. (tópico 3)

Nós, constantemente, estamos comparando coisas e a partir do momento em que você terminar a sua tarefa mais difícil as outras parecerão ainda mais fáceis.

No livro “Desperte seu Gigante Interior” de Anthony Robbins, ele ensina que somos motivados pela dor ou prazer de algo. Também diz a famosa frase:

” É nos momentos de decisão que seu destino é traçado”.

Isso demonstra o fato da responsabilidade que temos a respeito de quem somos e onde estamos, o lado bom é que nós sempre podemos tomar a decisão de sermos melhores.

4. Use o gatilho do contraste ao seu favor

constrate

 

Há um conto, que viralizou através de um vídeo do Facebook, onde o interlocutor relatava mais ou menos a seguinte história:

“ Eu também  odiava estudar, até o dia em que meu pai disse: não gosta de estudar meu filho? Tudo bem eu também não. Sem problemas. O pai foi ao mercado e comprou uma enxada e o levou para capinar um lote num dia de sol ardente. Nas primeiras enxadadas o menino gritou: onde estão os livros papai? Então seu pai disse: no final do canavial meu filho!!”

Depois disso diz o contador dessa história que nunca mais parou de estudar.

Isso demonstra o fato de que tudo depende da comparação.

Por exemplo:

É claro que assistir Netflix ou um vídeo no Youtube é muito mais fácil do que estudar, porém, capinar um canavial num sol quente como o de hoje, por exemplo, que está marcando 30º, é melhor escolher o estudo.

Concorda?

Um exemplo disso é quando você tem um prazo para algo ou está diante de um exame na faculdade procrastinar nem sequer se torna uma opção, pois é tudo ou nada.

Nos temos tendência a  zona de conforto e fazer o mínimo de esforço, então, sempre que tivermos uma opção que exija menos esforço nós optaremos por ela. Hora de hackear seu cérebro, deixando a opção que deve ser feita mais fácil de executar.  

4. Foque nos resultados

estrategia-de-negocio_1325-28-300x300

Eu sei que isso parece um tanto quanto óbvio, mas o óbvio muitas vezes precisa ser dito.

Eu aprendi a duras penas que na vida real você não vale o quanto você sabe, mas sim o quanto gera de resultados. Quando mais você gerar resultados maior é a probabilidade em se manter constante na tarefa.

Uma vez eu vi em um canal do Youtube do André Lima, do Mente Próspera e EFT Brasil, onde ele falava a respeito de autossabotagem, e que uma das autossabotagens que as vezes acontecem é aquela em que ficamos na teoria, o próximo livro e o próximo e ficamos postergando a parte fundamental do desenvolvimento que é agir.

Por exemplo: queremos aprender a ser produtivo, certo? Facilmente podemos cair na tentação em ver TODOS os vídeos, e ler todos os livros sobre produtividade, que existem no planeta para nos tornarmos produtivo e fazer o que deve ser feito mesmo fica para depois?

Um exemplo que é meio fora do texto, mas corriqueiro: já conheceu alguém que já leu tudo sobre dietas, sabe a dieta da lua, a vegana, a low carb e high fat. Ela só não faz a dieta e consequentemente não possui resultados.

5.  Esvazie a mente:  faça uma lista antes de começar a tarefa para que mantenha o foco e consequentemente a produtividade.

todolist-300x300

 

Preciso dizer: isso mudou a minha vida.

Você senta para cumprir aquela tarefa que tem que cumprir independente de estar com vontade ou não, estudar, por exemplo, e a mágica começa:  TODAS as tarefas que você ainda não fez começam a aparecer e pipocar na sua cabeça. Acredite ou não, fazer uma lista com essas tarefas ajuda muito a manter o foco.

Na dúvida: teste.

No livro “A Arte de Fazer Acontecer” de David Allen, ele traz um uma explicação sobre o tema que estou falando.

“A parte de sua mente que responde pela memória de curto prazo – aquela parte que tende a segurar toda a “tralha” incompleta, não resolvida e não organizada – funciona mais ou menos como a memória RAM, num computador pessoal. Sua mente consciente, assim como a tela do computador, é uma ferramenta de concentração, não um local de armazenagem. Você só consegue pensar em duas ou três coisas ao mesmo tempo. Só que os itens incompletos ainda estão sendo armazenados no espaço da memória de curto prazo. E, assim como acontece na RAM, há pouco espaço; você só pode armazenar lá uma determinada quantidade de “tralha” e ainda conseguir ter essa mesma parte de seu cérebro funcionando em alto nível. A maioria das pessoas anda por aí com suas RAMs arrebentando nas costuras. Estão constantemente distraídas, e sua concentração é perturbada por sua própria sobrecarga mental interna.”

É importante entender esse conceito de fazer uma lista, pois é uma forma de você tirar a sobrecarga da sua mente e organizar o seu foco para apenas uma tarefa no momento.

 

Infográfico com as sacadas:

Produtividade-infográfico-120x300

Leve esse infográfico com você! Baixe-o em PDF gratuitamente clicando aqui

 

CONCLUSÃO

Eu não invento essas coisas todas, conforme vou lendo, testando e aprendendo vou compartilhando e espero contribuir para melhorarmos juntos. Conhecimento só é bom quando e aplicado e compartilhado.

Hoje temos acesso instantâneo aos mais diversos tipo de conhecimento, o que torna complicado direcionar nosso foco. Já se perguntou quantas páginas, quantas abas tem no seu navegador diariamente? Quanta informação  recebemos diariamente. Algumas boas outras não. Ainda assim mesmo sabendo o que devemos fazer ou sabendo pelo menos aonde encontrar as informações corretas,  a procrastinação assola a grande maioria das pessoas. Não inventamos essas técnicas elas estão espalhas por aí nos livros e pessoas que estudam produtividade. Também não são absolutas, é importante selecionar o que funciona melhor para você. Mas uma coisa de fato é importante a distração e procrastinação te distanciam das suas metas. Portanto tudo que te faz ter mais foco é importante.  Se você souber outra coisa que te faz ter foco compartilhe com a gente nos comentários. Isso pode fazer a diferença na minha vida ou na vida de alguém.

E ai? pronto para aplicar as dicas? Para mim isso dá muito resultado. Quero saber se deu resultado para você. Conte pra gente.

 

Se você quer se aprofundar e aprender a ter foco com Paulo Vieira,  presidente da Febracis e um dos maiores coach’s, com experiência de mais de 10.500 horas clique aqui.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *